A música sertaneja de raiz surgiu em 1929, foi o estilo de música criada em locais afastados das cidades. Teve como grande criador Cornélio Pires que começou a gravar “causos” e fragmentos de cantos tradicionais rurais da região cultural caipira. Na época conhecido como música caipira, hoje denominada música sertaneja, representava pensamentos das populações dos campos. Os cantores interpretavam modas-de-viola e toadas, canções estróficas que após uma introdução da viola denominada “repique” que muitas vezes falavam dos problemas nas vidas das pessoas do que do amor. Os duetos em vozes paralelas eram acompanhados pela viola caipira, instrumento de cordas duplas e vários sistemas de afinação e mais tarde também pelo violão. Artistas representativos desta tendência, mesmo que gravando em época posterior, são Cornélio Pires e sua “Turma”, Alvarenga e Ranchinho, Torres e Florêncio, Tonico e Tinoco, Vieira e Vieirinha, Pena Branca e Xavantinho. Os intérpretes mais famosos da música caipira são Tonico e Tinoco. Algumas modificações nas roupas dos cantores e adaptações no conteúdo das canções - agora urbano - consolidaram o estilo moderno da música sertaneja, que nos anos 80 se torna o primeiro gênero de música de massa produzido e consumido no Brasil.
Algumas duplas que fizeram sucesso foram: Milionário e José Rico, Tião Carreiro e Pardinho, Chitãozinho e Xororó, Tonico e Tinoco, Chico Rey e Paraná, Mato Grosso e Mathias, entre outros. Nos tempos de hoje ainda existe duplas que puxam influências do sertanejo raiz, uma delas é João Carreiro e Capataz, que mesmo sendo do gênero universitário puxa a origem da música de raiz.
#AKIOTREMÉBRUTO KKKKKK .. fico da hora o blog ' by:Marchetti '
ResponderExcluirVlw marchetti (:
ExcluirGostei muito,pois me ajudou a fazer um trabalho de escola sobre musica Sertaneja De Raiz.Muito obrigado,e o blog é ótimo!!
ResponderExcluir